top of page
Buscar
  • Foto do escritorConcursos IADHED

Programas de Trabalho Técnico Social (PTTS)

Atualizado: 2 de jan. de 2021

ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS)
Criado para atende os beneficiados do PMCMV faixa 1, onde uma parcela do investimento destinado parte dos investimento de cada empreendimento (construção) para aplicação em ações de interação e desenvolvimento humano.

Objetivo

Desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias na implementação do Projeto, através de atividade que promovem a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto.

Missão

Criar mecanismos capazes de viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade dos grupos sociais atendidos, bem como incentivar a gestão participativa, garantindo a sustentabilidade do empreendimento.

Atividades:
  • Elaboração de Projetos Sociais;

  • Acompanhamento social dos beneficiários com unidades habitacionais;

  • Articulação intersetorial e parcerias;

  • Identificação de perfil sócio econômico;

  • Realização de palestras, oficinas e de cursos profissionalizantes para os beneficarios.

O projeto propõe ações e se desenvolve em quatro eixos pré-determinados que são nomeados da seguinte forma:

Público : Beneficiários de Programas Habitacionais do PAC – Programa de Aceleração ao Crescimento e seus respectivos familiares.

Serviços: Acompanhamento social dos beneficiários – cadastramento em Programas Sociassistenciais – Palestras – Oficinas – Encaminhamento para retirada de documentação pessoal- atendimentos individuais nos Canteiros Sociais – Cursos – Acompanhamento – Monitoramento – Avaliação das ações realizadas

Ações Sistemáticas: Visitas as comunidades, formação de comissões de acompanhamento às obras, Identificação de grupos de idosos e pessoas co deficiência para unidades habitacionais adaptadas, Articulações intersetoriais e parcerias, Elaboração, execução e coordenação de PTTS, Mobilização da comunidade.


MOBILIZAÇÃO O ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA (MOC)


Estimulam a participação ativa, fortalecimento dos segmentos sociais e seus processos de organização e decisão através de ações socioeducativas como: oficinas, palestras e reuniões.


EDUCAÇÃO SANITÁRIA AMBIENTAL (ESA)


Desenvolve-se através de ações que contemplam a produção, coleta e destinação seletiva de lixo, saneamento e abastecimento de água, conservação de imóveis, risco ambiental, poluição atmosférica e sonora, entre outros aspectos relacionados à ecologia, a saúde e ao meio ambiente.


GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA (GTR)


São ações que propiciam formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda aos moradores, conforme a demanda do mercado, os interesses dos profissionais e as habilidades que forem se destacando no processo de formação e qualificação.


SEGURANÇA COMUNITÁRIA


A partir da participação dos beneficiários, desenvolvem-se propostas de Implantação de policiamento comunitário, de Postos de Polícia com o acompanhamento de profissionais qualificados, tais como assistentes sociais, Psicólogos e outros; iluminação pública; Realização de trabalhos socioeducativos com as comunidades visando à tolerância, a convivência e o respeito á diversidade humana.


Tudo isto está contido num manual da CEF, chamado COTS – Caderno de Orientações Técnico Social. Este trabalho é monitorado através de relatórios mensais com registro de atividades, listas de presenças às reuniões realizadas pela equipe e fotografias destes momentos.


Qualquer atraso nos relatórios implica até mesmo na suspensão dos recursos destinados às obras.


134 visualizações0 comentário
bottom of page